volumetria de complexação
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO
Bagé, 17 de abril de 2013
I – Introdução e objetivo
A volumetria de complexação é a técnica utilizada para indicar o ponto de viragem através da formação de um complexo entre o analito e o titulante. Para o uso da complexometria, temos que ter um íon metálico a ser identificado. Ao trabalhar com a titulação complexométrica, o titulante usado é o EDTA (ácido etilenodiaminotetracético). O uso do ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é, de longe, o agente quelante mais utilizado em Química Analítica, podendo praticamente todos os elementos da tabela periódica ser analisados com EDTA, quer direta quer indiretamente. Devido ao elevado número de grupos complexantes (2 nitrogênios e 4 oxigênios) o EDTA assim como os outros agentes quelantes, e outros ácidos aminocarboxílicos, também conhecidos como complexonas, formam complexos do tipo 1:1, solúveis em água e bastante estáveis com a maioria dos metais, inclusive os alcalino-terrosos.
Já o leite de magnésia, que é o analito em questão, é a suspensão (solução) de hidróxido de magnésio - Mg (OH)2 - em água. Sua ação laxante deve-se à reação dela com o ácido clorídrico do suco gástrico, formando cloreto de magnésio - MgCl2 – que tem como característica absorver umidade, chegando até mesmo a se dissolver na água absorvida do meio. Desse modo, o medicamento atua como lubrificante intestinal. Em doses moderadas, serve também para ação antiácida, devido às suas propriedades alcalinas (reação de salinização do ácido clorídrico).
Por fim, o experimento tem como objetivo determinar a concentração de hidróxido de magnésio - Mg(OH¬¬¬)2,¬ em uma suspensão de Leite de Magnésia - produto comercial, através da Volumetria de Complexação.
II – Sessão Experimental
II.I Materiais
- quatro erlenmeyers 250 mL;
-