VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO
ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA
VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO
Componentes:
Graziele
Henrique Coimbra Brito
Laís Pereira
Janete Silva
João Magno
Nicele Paixão
Salvador
2013
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA
VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO
Trabalho desenvolvido no Curso de Engenharia Química da Universidade Salvador, sob orientação do Professor Samuel Marques Macedo, com objetivo de avaliar a prática laboratorial.
Salvador
2013
Sumário
1. Objetivo
Determinar o teor de cálcio em amostras de água potável e leite empregando o método da volumetria de complexação tendo como agente titulante o Etilenodiaminotetracético (EDTA) 0,01 mol/L.
2. Introdução
A titulação de complexação é uma técnica de análise volumétrica que consiste na formação de um complexo entre o analito e o titulante. Ela envolve reações com um íon metálico e um agente ligante multidentado seguido pela formação de um complexo estável, chamado de íon complexo. Além de formação de complexos com íons metálicos, ocorrem ligações coordenadas de pares eletrônicos. É um método analitico quantitativo utilizado para a determinação de diferentes íons metálicos em solução, no caso o Ca2+, e se baseia na capacidade de íons metalicos formarem complexos com a ajuda de agentes quelatos.
Os agentes complexantes, quelatos, são geralmente compostos orgânicos que fornecem os ligantes para formação de complexos. Dentre os mais importantes estão: hemoglobina, clorofila, DPPE (1,2-bis(difenilfosfino)etileno) e o EDTA (ácido etilenodiaminotetracético),sendo este um dos mais usados em laboratório para este tipo de análise.
O EDTA apresenta a seguinte fórmula estrutural:
Ele apresenta 2 nitrogênios e 4 oxigênios, que são seus grupos complexantes e reage sempre na proporção de