Volumetria de complexação.
A titulação de complexação é uma técnica de análise volumétrica na qual a formação de um complexo colorido entre o analito e o titulante é usada para indicar o ponto final da titulação. Titulações complexométricas são particularmente úteis para a determinação de diferentes íons metálicos em solução. Bastante útil para determinar um grande número de metais. A titulação com formação de complexos ou complexométria, compreende as reações que envolvem um íon metálico e um agente ligante multidentado com formação de um complexo suficientemente estável. Esse conjunto formado por um íon metálico e seus grupos associados (ligantes) é chamado de íon complexo (São agentes complexantes muito usados em análise, o cianeto de potássio e o EDTA). Um indicador capaz de produzir uma ambígua mudança de cor é usualmente usado para detectar o ponto final da titulação.
A titulação de complexação em teoria pode ser usada como pratica volumétrica, no entanto existem certos preceitos a serem seguidos como: * A reação alcance o equilíbrio rapidamente a cada adição de titulante. * Situações de interferência não se manifestem, (tais como passos nos quais a formação de vários complexos resultantes na presença de mais do que um complexo em solução em concentração significativa durante o processo de titulação). * Um indicador complexométrico capaz de apresentar o ponto de equivalência com significativa precisão esteja disponível.
Em nossa pratica faremos a titulação complexométrica com EDTA (etilenodiaminatetraacético) que é, de longe, o agente Quelante mais utilizado em Química Analítica, podendo praticamente todos os elementos da tabela periódica ser analisados com EDTA, quer direta quer indiretamente. Devido ao elevado número de grupos complexantes (2 nitrogênios e 4 oxigênios) o EDTA assim como os outros agentes quelantes, reage sempre na proporção de 1:1 com íons metálicos, sem formar nenhum tipo de composto intermediário. E potencialmente ele tem como