Fundamentos pedagógicos
ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS:
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE.
FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
CURITIBA
2013
RESENHA - CAPÍTULO 1
A CULTURA COMO FORMA DE VER O MUNDO, VIVER A VIDA E OLHAR O “OUTRO”.
O primeiro capítulo, A cultura como forma de ver o mundo, viver a vida e olhar o “outro”, inicia definindo cultura como o jeito de ser, o modo de vida, envolvendo o conjunto de valores, regras e princípios de um determinado povo. A maioria das práticas que molda a cultura é transmitida de geração em geração e, ao mesmo tempo que impõe regras aos indivíduos, também permite que mudanças ocorram e novos códigos sejam criados. Em outras palavras, “a cultura marca, identifica e dá parâmetros de comportamento que são interiorizados ao longo da nossa existência” porém as relações sociais podem alterar tudo isso.
Além disso, é preciso considerar que existem culturas muito diferentes da nossa, como a dos indianos, dos ciganos e dos árabes, por exemplo, que tanta curiosidade geram a quem não pertence a elas. O conhecimento e a reflexão sobre essas, e outras, diferentes culturas desenvolvem a capacidade das pessoas de refletir e de entender a sua própria cultura. Essa comparação entre os povos, seus hábitos e costumes não significa que uma cultura seja melhor ou pior que a outra.A autora conclui, então, este primeiro capítulo, dizendo que todos temos uma cultura, e que daqui por diante vamos considerar que todas as culturas são essenciais e guardam importantes especificidades, as quais devem ser vistas como “semelhantes diferentes”, e não o contrário.
“Semelhante porque partilhamos da mesma espécie, diferentes porque somos portadores de culturas particulares.”
ATIVIDADE - CAPÍTULO 1
O que você faria se estivesse em sala de aula e, nesse momento, uma aluna ou aluno adentrasse o recinto trajando uma indumentária completamente diferente às nossas vestes ocidentais e a turma caísse na gargalhada ou