Você tem pensado sobre sua existência?
Rafaella Franco Binattoi
Vivemos em um mundo agitado onde impera a lógica pragmática e os resultados imediatos que visam utilidade. Sabemos que ele nos traz vantagens, comodidades e facilidades , mas é evidente que pagamos um preço: modificamos profundamente as formas de existência humana nos tempos atuais.
Sentimos deslocados frente ao mundo caótico que tornou-se realidade através dos significados que conferimos às coisas. Os problemas parecem se multiplicar, a crise de valores é latente, em diversos ambientes não somos vistos como homens dotados de defeitos, qualidade, sentimentos, problemas pessoais, desejos, anseios etc... Enfim, nossa existência tem se tornado cada vez mais rápida e fugidia. Você já havia pensado nisto? Alguma vez você se questionou sobre seu m odo de agir, como você se relaciona consigo mesmo, com o mundo e com os outros? Enfim, essa é a razão de nossa pequena conversa leitor: você tem pensado sobre sua existência? Como e porque é necessário pensar?
O exercício do filosofar nos torna mais humanos, porque mais conscientes de nossa situação no mundo e de nós mesmos nos leva a capacidade de conduzir uma visão mais consciente de mundo. Ao dirigir abertamente nossa reflexão para o que nos rodeia e para os seres humanos que neles vivem e se relacionam, o filosofar nos leva ao questionamento dos motivos, das razões, das causas, da intenção e das finalidades de nossas atitudes e pensamentos e daquilo que está em nosso entorno. Isto indica que, ao contrário do que muitos acham, a Filosofia não consiste em um conjunto fechado de idéias ou diretrizes para a vida: Filosofar é uma atitude, um processo de questionamento constante sobre aquilo que pensamos, da forma como agimos ou sentimos, em uma visão crítica que não se atém somente ao pensamento, mas consiste em uma ação, um fazer-se enquanto homem, não se reduzindo à mera abstração. Antes e mais do que isso: propicia um saber associado a um