Relatório sobre a visita técnica ao museu da língua portuguesa
Introdução
Nós do primeiro semestre de Manutenção Industrial da Fatec Osasco, fomos convidados a realizar uma aula fora da sala, uma aula diferente para conhecermos o museu de língua portuguesa, localizado em um prédio histórico no bairro da Luz. Com o objetivo de conhecer a história da nossa língua mãe e conhecer outros países que aderem da mesma língua que praticamos.
Desenvolvimento
Ao chegarmos ao museu fomos recebidos por educadores que nos instruiu para realizarmos a visita, nossa sala foi dividida em dois grupos, e iniciamos a nossa visita. O início das apresentações já começa no elevador, quando escutamos uma música no ritmo de mantra com a seguinte letra: “Língua e Palavra”, pronunciada em vários idiomas.
Logo em seguida a educadora nos levou a um local reservado e nos questionou o que significava o falar, nos mostrou diversas formas de como poderia ser representado o falar, que não é somente com os efeitos sonoros que reproduzimos a fala, existem outros recursos para representarmos o que queremos como imagens, gestos e etc.
Fomos encaminhados a uma sala de cinema onde assistimos a um filme de aproximadamente 10 minutos, que relatava a origem da língua portuguesa, quais povos influenciaram a sua formação e outros países aonde o português e falado. Após a apresentação do filme o telão se ergue e seguimos para um ambiente escuro, onde começamos a escutar diversos poemas e textos de diversos autores conceituados da língua portuguesa, essa sequencia é acompanha por imagens projetadas no chão e na parede da sala.
Descemos um andar e nós deparamos com uma linha do tempo onde encontramos diversos ambientes. Logo no inicio, encontramos uma grande tela, onde é exibido um filme, que relata sobre temas do nosso cotidiano: como o idioma é usado no carnaval, no futebol, dia-a-dia, na religião, etc. Do outro lado, há uma representação da linha do tempo sobre a origem das escritas, desde 4000 a. C até os dias atuais, passando pela