Relatório técnico estação da luz
CURSO ENGENHARIA CIVIL
RELÁTORIO VISITA TÉCNICA A ESTAÇÃO DA LUZ.
Itapevi, maio de 2014
Dados da estação.
A estação, foi fundada em 16 de fevereiro do ano de 1867, no bairro da Luz em São Paulo, porem no ano de 1888 companhia administradora propôs uma expansão de suas plataformas e a ampliação de suas edificações. Com isso a estação começou a conter dois pavimentos, com linhas neoclássicas, cobertura de ferro na entrada da edificação e sobre as plataformas. Esse processo de expansão, teve o nome de segunda estação da Luz. Esta foi mantida até o início do século XX aonde foi demolida para ser construída a terceira estação, que teve sua abertura ao público no ano de 1901. Ocupando uma área de exatos 7.520 m², a estação é composta por dois blocos distintos o primeiro com suas extremidades, de alvenaria de tijolos, e o segundo com uma grande cobertura envidraçada com cinquenta metros de comprimento e vinte e cinco cobrindo seis linhas férreas, esse grande projeto foi atribuído ao arquiteto britânico Charles Henry Drive.
Drive foi um dos primeiros arquitetos a projetar coberturas envidraçadas para estações ferroviária.
Os cálculos efetuados para a construção da cobertura, foram realizados pelos engenheiros, Daniel M. Fox e Alexander Mac Kerow. A estrutura da cobertura de vidro e os equipamentos de iluminação, foram encomendados da Grã-Bretanha, Já as estruturas de alvenaria foram trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a Abadia de Westminter.
No ano de 1946 a estação sofreu um incêndio aonde o prédio foi parcialmente destruído. A reconstrução foi paga pelo governo e se estendeu até o ano de 1951.
Nas décadas de 1990 a 2000 estação passou por diversas reformas, que teve a intenção de ser adaptada para receber o museu da língua portuguesa.
A estação recebe cerca de 147 mil passageiros por dia perdendo apenas, para a estação do Braz que recebe 150 mil passageiros ao dia. A estação tem cerca de 270 funcionários entre