Relatorio Estaçao Ecologica Carijos
Relatório de Saída de Campo – Estação Ecológica Carijós
O que é uma Estação Ecológica?
É uma área em que o objetivo principal é a preservação da natureza e realização de pesquisas científicas. A visitação pública é proibida, sendo permitida apenas quando a questão é educacional. Nessas Estações as alterações são permitidas no caso de medidas que visem à restauração de ecossistemas modificados, manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica, coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas.
Local onde está instalada a E. E. Carijós
A unidade visitada localiza-se na Praia da Daniela, porém a E. E. Carijós é formada pelos mangues do Saco Grande e do RatonesComo funciona a E. E. Carijós?
Promovendo a gestão participativa destas unidades por meio da realização de atividades e projetos em três linhas principais: educação ambiental, mobilização social e pesquisa científica. Como, quando e por que foi criada.
Ele foi criado através do Decreto 94.656 em 1987, em que inicialmente era administrado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) e a partir de 1989 foi assumido pelo Ibama. A estação foi criada para que os manguezais da região fossem preservados, devido a especulação imobiliária e expansão urbana nos entornos desse bioma.
Pessoas envolvidas no funcionamento da Estação
A equipe de profissionais de Carijós tem 12 pessoas, entre biólogos, oceanógrafos, geógrafos, engenheiro florestal, administrador, socióloga, técnico guarda-parque e fiscal, todos envolvidos no projeto do Ibama.
Comente os principais problemas operacionais da Estação
Falta de luz, pessoas invadindo áreas inapropriadas da Estação para prática a pesca.
Dê sua opinião sobre a E. E. Carijós e à programação da visita
A Estação Ecológica de Carijós tem papel importante para conservação do manguezal garantindo assim a proteção da biodiversidade por ser um alvo de grande degradação antrópica. A iniciativa do programa de visitação