O que é cultura
Bom, Laraia no livro “o que é cultura?” percorre um caminho histórico sobre os conceitos de cultura que vão se alterando consequentemente com o tempo. Ele cita diversos exemplos da literatura antropológica como por exemplo Wissler e Kroebes. O autor mostra para o leitor diversas formas que a cultura acaba influenciando o comportamento humano e até em sua organização biológica. Ele chama atenção também para as tendências “etnocêntricas” que estão implícitas em muitas concepções sobre o assunto.
A obra é dividida em duas parte, sendoa primeira sobre o desenvolvimento do conceito e conhecimento de cultura, e a segunda, referente as influências da cultura no comportamento da sociedade e a forma como diversifica a humanidade.
Inicialmente Laraia já aponta os dois maiores mitos sobre o conceito de cultura em antropologia que são referentes a determinação geográfica e biológica. Essas teorias onde se acreditam que esses dois fatores seriam responsáveis pelas diferenças culturais são sustentadas por diversos profissionais da área. Já Laraia apresenta diversas provas que mostram que essas teses se tratam apenas de mitos. Como por exemplo quando cita o determinismo geográfico onde os povos de regiões climáticas mais frias estão mais sucetiveis ao progresso quanto aos de regiões climáticas quentes por o calor favorecer a preguiça e cansaço. Esse pensamento de determinismo também biológico funciona