PLANO DE AULA:HISTORIA DA MATEMATICA
Objetivos
Conhecer a história do número nas civilizações antigas.
Compreender o uso e a função do número nas civilizações antigas
Entender o sistema de numeração nas civilizações antigas.
Duração da aula:2 aulas
Estratégias
Vídeo
A história dos números
Pesquisas de figuras
Elaboração de texto
Andamento provável
Irei desafiar meus alunos a pensarem sobre a história do número nas civilizações antigas. Este é um momento em que as crianças acionam seus conhecimentos prévios e suas hipóteses sobre os números.
“Você já usou muitas vezes os números, mas será que já parou para pensar sobre”:
Como os números foram criados, ou, será que eles sempre existiram?
Como foram as primeiras formas de contagem?
Contarei que houve um tempo em que a humanidade só contava até quatro. Toda quantidade acima de dois pares era chamada de muitos. Nessa época, os homens não precisavam da matemática para viver, apesar de a usarem sem saber.
A partir das ideias iniciais das crianças vou propor a exibição do vídeo: Histórias dos Números Das Pedras ao Computador-http://www.youtube.com/watch?v=a_9DPJpLvCE
Vídeo no Youtube:
Falarei com as crianças sobre o que entenderam.
Para descobrir sobre a origem dos números, precisamos estudar um pouco da história humana e entender os motivos que possibilitaram a criação do número.
A origem dos números
Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.
O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana.
As primeiras formas de agricultura de que