Venda Adicional e Upsell
Olá pessoal! Peço desculpas pela baixa atualização da coluna nesse mês de março, pois entrei de férias na empresa e acabei passando esse período ausente de maneira geral. Mas, retomando aos postos, hoje abordarei um assunto bastante interessante para gestores e equipes de vendas.
O que seria venda adicional e upsell? Vamos começar falando da venda adicional. Essa é uma técnica de venda excelente para os vendedores aumentarem o seu ticket médio (assunto já abordado em outras postagens), a mesma consiste em se oferecer um produto ao cliente que seja agregado ao que o mesmo entrou na loja à procura. Um bom exemplo da venda adicional é praticado pela rede altamente conhecida, Mc Donald’s, lá todos os caixas quando registram o pedido do cliente perguntam se o cliente vai querer as batatinhas fritas. É claro que essa técnica pode ser aplicada também em outros setores do mercado, como por exemplo, numa loja de roupas o cliente entra procurando uma camisa e você prontamente oferece aquela linda gravata que combina com o produto escolhido.
É necessário saber abordar o cliente no momento certo para fazer a venda adicional, pois nem sempre ele está preparado para ouvir adições de valores a sua compra, portanto, para não correr o risco de ser um vendedor que “empurra” produtos para o cliente, saiba abordar a venda adicional com sutileza e no momento adequado. Isso vai da sensibilidade do vendedor, às vezes estamos com um cliente mais descolado que podemos já ir pegando o produto adicional para apresentá-lo e ele perceber o quanto combina com a sua compra inicial, já outros clientes mais retraídos seja uma boa opção perguntar se ele gostaria de ver uma gravata que combine bem com aquela camisa, ou aquele cinto com a calça, enfim, precisa ter sensibilidade de vendedor, o que pode ser adquirido com experiência.
Algo muito importante de se tratar é que a venda adicional não deve ser confundida com a venda casada, pois esta é tem sua prática ilegal