Cultura
Ou seja, cultura é matéria viva, pois o próprio homem cotidianamente é ao mesmo tempo artífice e o produto de sua cultura.
2- O que Franz Boas, propôs para superar o método comparativo puro?
Em substituição ao evolucionismo, [Boas] propôs o princípio do particularismo histórico. Como sustentava que cada cultura continha e sua própria história única, em alguns casos poderia ser reconstruída pelos antropólogos. Ele via valor intrínseco na pluralidade das práticas culturais no mundo e era profundamente cético com relação a qualquer tentativa, política ou acadêmica, de interferir nessa diversidade"
3- Quais as principais ideias sobre a origem do conceito de Cultura?
Por muito tempo tinha-se a idéia que as capacidades humanas eram atribuídas por raças ou grupos humanos definidas geneticamente. Porém, na atualidade os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das classes culturais.
Em 1950, após o terror nazista, antropólogos, físicos, geneticistas, biólogos, entre outros especialistas junto com a UNESCO redigiram uma declaração sobre o assunto, destacando-se as seguintes afirmações: Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são sua capacidade de aprender e a sua plasticidade. Além disso, as pesquisas científicas revelam que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos.
4- Faça uma reflexão sobre a dinâmica da cultura, com exemplos.
As culturas não são realidades estáticas. Elas estão sempre em movimento. Modificam-se e evoluem ao longo do tempo. Essa mudança das culturas é designado