ffafda

635 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
CAMPUS FLORIANÓPOLIS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE

Estação ecológica de Carijós

Relatório submetido ao passeio de campo realizado no dia 29 de Maio de 2014.

Alunas
Ana Flávia Pereira
Isabella Lago

FLORIANÓPOLIS
Junho de 2014
INTRODUÇÃO
Este relatório irá abordar sobre duas vegetações que pertencem à Mata Atlântica, a restinga e o manguezal, localizado na Estação Ecológica de Carijós uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. Através da saída de campo conseguimos observar de perto as características principais de cada uma, adquirindo novos conhecimentos e tendo a experiência de fazer um percurso sobre o mangue de Ratones.
DESENVOLVIMENTO
No dia 29 de Maio de 2014, a turma do técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, com o professor Walter Martin da disciplina de estudos ecológicos 2, realizaram uma saída de campo para a Estação Ecológica de Carijós. Chegando lá havia três tipos de restingas diferentes: restinga Herbácea, restinga Arbustiva e restinga Arbórea. A primeira a ser visualizada foi a restinga Herbácea, nela encontramos uma planta carnívora, a Drosera (figura 1), ela se alimenta de insetos, então constatamos que o solo era pobre de nutrientes. A diferença delas era visível, pois a cada passo a vegetação mudava de tamanho e o solo se tornava mais nutritivo. Encontramos também a garça azul, uma espécie de ave típica de restingas e mangues.
Em seguida, conhecemos a restinga Arbustiva, havia mais tipos variados de vegetação e um solo mais apropriado para elas se nutrirem. Suas alturas variavam de 1m a 5m de altura. E mais a frente conhecemos a restinga Arbórea, nela encontramos arvores grandes com a presença de liquens o que podemos afirmar que a qualidade do ar da região é boa, e plantas medicinais. Encontramos alguns

Relacionados