Marketing Pessoal
PESSOAL
CONCEITUANDO O MARKETING
PESSOAL
“Uma carreira profissional é um portfólio de projetos que lhe ensinam novas habilidades, lhe conferem novos conhecimentos especializados, aumentam seu rol de colegas e reinventam você constantemente”.
“Marketing pessoal é o ato de um indivíduo ir modificando seu comportamento e sua forma de agir, visando um melhor posicionamento no mercado, em empresas que lhe interessam. Para isso o individuo precisa desenvolver técnicas para poder divulgar sua imagem, sua competência e utilizar seus contatos para chegar onde quer. O profissional deve entender o que o mercado precisa (no caso dele o mercado é a empresa onde ele quer trabalhar), para que ele possa se adaptar, estudar, evoluir neste sentido. E o profissional precisa então começar a se divulgar, entre seus conhecidos, clientes, outros.” (Autor desconhecido)
Da mesma maneira que os produtos sofrem inovações e evoluções, nós também devemos passar pelo mesmo tipo de processo.
ANTES
DEPOIS
O que as pessoas pensam de mim quando se fala em meu nome?
Será que você é reconhecido, notado em meio à multidão? Qual é o tipo de sentimento que é aflorado nas pessoas ao ouvirem falar de seu nome ou ao encontrarem você em um ambiente qualquer?
O especialista em marcas
Jaime Troiano pontua:
“Uma marca é a criação de um conjunto organizado de percepções (plano cognitivo) e sentimentos (plano emocional) que faz com que um determinado produto ou serviço seja mais do que apenas diferente de seus competidores. Seja único e indispensável”.
Para que possamos nos destacar no mercado de trabalho, devemos nos lembrar que o Marketing Pessoal é composto por alguns requesitos básicas, e estes resultam positivamente: Embalagem do produto (é a aparência e higiene pessoal), Conteúdo, Competência,
Caráter, Honestidade, Fidelidade, Postura física
(credibilidade) e Comunicação.
Guia para