voce consegue observar o processo de alienação em sua via
Na sociedade atual, ao procurar onde inicia-se a alienação, é possível destacar o que acontece dentro das organizações. O dono do meio de produção tenta arrancar o conhecimento sobre o processo produtivo, de uma forma que só reste uma fração desse processo, sobre o domínio do trabalhador. O objetivo disso tudo, é para evitar que nesse trabalhador, um sentimento de posse sobre o produto, surja.
Ao analisarmos o processo pelo qual o colaborador passa, dentro das organizações, é possível perceber que a Gestão criou técnicas muito eficientes de mapear quanto o trabalhador sabe sobre o processo produtivo, e também alternativas para limitar essa capacidade. Quando falamos em uma análise dos cargos, nada mais é do que o mapeamento do conhecimento, e a divisão sistêmica do processo produtivo, servem como agente limitador. Sem falar no processo repetitivo, pelo qual o trabalhador passa. Aí, basicamente, está o início da Alienação.
Em fases mais avançadas, o indivíduo começa a sentir a necessidade da estrutura organizacional, na vida social, a partir daí é que podemos dizer que ele não consegue mais identificar a sua verdadeira essência, ou seja, esse tipo de comportamento cria uma falsa sensação de que o colaborador é o cargo, literalmente. Ele precisa de todo um sistema, utilizado na empresa, para gerir as relações cotidianas, no meio social.
Para os que duvidam que exista uma alienação tão doentia, e afirmam que caso isso ocorresse, o trabalhador estaria blindado, pois, “o estado tentaria defender os direitos do cidadão”. Eu pergunto: será que para os responsáveis pelo estado, não é melhor que a fração da população, que trabalha, esteja completamente