trabalos
• Rosa-dos-ventos – indica os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais com as abreviaturas usadas internacionalmente (em bússolas, cartas náuticas, navegação aérea etc.). Em países de língua portuguesa, o Leste (também chamado Este) muitas vezes é representado por L e o Oeste, por O.
• Forma e movimento da Terra – Devido à esfericidade da Terra a insolação ocorre de forma desigual. Quanto mais nos afastamos do equador, maior a inclinação com que os raios incidem na superfície da Terra.
- A energia é distribuída por uma área maior;
- A temperatura é menor.
Também, devido a esfericidade e a inclinação da terra, ocorrem as estações do ano;
- 21 e 23/12 – os raios incidem perpendiculares no hemisfério sul (trópico de capricórnio) = Solstício de verão no hemisfério sul (solstício de inverno no hemisfério norte);
- 21 e 23/06 – seis meses depois, os raios perpendiculares no hemisfério norte (trópico de câncer) = Solstício de verão no hemisfério norte (solstício de inverno no hemisfério sul)
- 20 e 21/03 e 22 e 23/09 – os raios perpendiculares ao equador = Equinócios. A iluminação dos dois hemisférios é equilibrada. No hemisfério sul iniciam o outono e a primavera, de acordo com as datas anteriores. No hemisfério norte as estações são invertidas.
Outra conseqüência da esfericidade e inclinação do eixo da Terra é a diferença na duração do dia e da noite.
- Nos dois dias de Equinócio = dia e noite possuem aproximadamente 12 horas em qualquer ponto da Terra na faixa do equador. Nesta faixa não há variação no fotoperíodo.
- No solstício de verão o dia é mais longo e a noite