RECICLAGEM DO LIXO DE INFORMÁTICA

2722 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE TECNOLOGIA
GINGA – GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS GERADOS NO ÂMBITO DA UFRN

RECICLAGEM DO LIXO DE INFORMÁTICA
Pesquisa Bibliográfica

DISCENTE: Elmar Damasceno Junior
DOCENTE ORIENTADOR: Marciano Furukava

Natal, 15 Julho de 2014

Note-se que, atualmente, reciclagem de lixo eletrônico tem uma história, de modo que não existe ainda uma infra-estrutura ampla e fixada no seu lugar. A reciclagem é a etapa do ciclo do lixo eletrônico mais difícil de lidar. O tratamento dos resíduos químicos tóxicos é uma das etapas mais complicadas e requer uma atenção minuciosa. A coleta desse tipo de lixo deve ser feita separadamente dos demais resíduos, pois sua reciclagem requer uma série de etapas para o reaproveitamento ou para que a ação do material no meio ambiente seja amenizada.
Alternativa 1: Reutilizar os resíduos;
Alternativa 2: Dispor de maneira compatível ao meio ambiente, ou seja, resíduos que não podem ser reutilizados devem passar por processos de tratamento de forma a ficarem inertes, para que assim possam ser depositados sem impacto algum.
Etapas Iniciais
Primeiramente, é necessário fazer um processo de triagem com o material coletado, testando os equipamentos e vendo a possibilidade de sua reutilização. Caso o computador e/ou monitor esteja em condições de uso, eles podem ser destinados a projetos de inclusão digital de comunidades e escolas. Um exemplo desses projetos segue abaixo.
REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS DA UFRN PARA
INCLUSÃO DIGITAL EM ASSENTAMENTOS DA CIDADE DE APODI/RN
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Escola de Ciências e Tecnologia
Pró-Reitoria de Extensão
Objetivo
O projeto tem como objetivo reaproveitar computadores obsoletos da UFRN, para auxiliar a atividade de inclusão digital, por meio desta ação voltada à sustentabilidade, ao implantar telecentros em assentamentos na cidade de Apodi, promovendo cursos básicos de informática.

Relacionados