artes
O uso constante de substâncias tóxicas ao organismo, como medicamentos, drogas psicotrópicas e álcool, faz com que o retículo endoplasmático liso se desenvolva e ocorra aumento na quantidade de membranas e enzimas para desintoxicação. Isso ocorre porque as células do fígado são as responsáveis pela desintoxicação do organismo, e no interior do retículo endoplasmático liso há enzimas que neutralizam essas substâncias tóxicas. Isso faz com que a pessoa tenha que ingerir doses maiores da droga para que se tenha o efeito desejado.
Overdose é o termo que usamos quando referimos a doses excessivas de determinada substância no corpo, causando intoxicação no indivíduo. No caso do álcool, se você bebeu muito, provavelmente sentirá tonturas, vômitos, se sentirá eufórico – ou deprimido, dentre outras características.
Tontura, dor de cabeça, sensação de boca seca, desânimo, sentidos no dia seguinte são sintomas da famosa "ressaca": uma reação do seu corpo a essa ingestão demasiada. 40 miligramas de etanol por 100 mililitros são suficientes para gerar o quadro de euforia, causando esse desconforto no dia posterior.
O coma alcoólico seria um próximo passo, necessitando de internação e aplicações de glicose, lavagens estomacais e outros tratamentos, de acordo com a intoxicação. 300 mg de etanol por 100 mL de sangue, aproximadamente, levam o indivíduo a esse quadro. Uma intoxicação mais severa