VO2MÁX e Limiar Anaeróbico
O presente trabalho traz para discussão um tema muito discutido em todo o mundo, o futebol de campo. Este é um dos esportes mais praticados no mundo e envolve milhares de pessoas, tanto para sua prática quanto para sua apreciação. Seus jogos podem ser associados a grandes espetáculos, em que várias equipes, principalmente européias, investem grandes quantidades de dinheiro para disporem dos melhores jogadores do mundo. Atualmente a procura dos jovens pelo esporte profissional é muito grande em nosso país, principalmente pelo futebol de campo. Este esporte em especial, vem ao longo das últimas décadas num constante crescimento, tanto de popularidade quanto de procura para prática por parte dos jovens.
Vislumbrados com os grandes salários de alguns jogadores profissionais, popularidade diante da mídia entre outros fatores, os jovens que procuram o futebol de campo, muitas vezes tem seu primeiro contato com este esporte na escola em aulas de Educação Física. Diante dessas evidências o professor de Educação Física passa ser o grande responsável para gerar motivação e desenvolver as habilidades e capacidades adequadas para sua prática.
A performance do jogador de futebol de campo é determinada por várias habilidades, capacidades e qualidades que se completam de modo interdependente. O condicionamento físico pode ser um fator determinante para o sucesso ou insucesso do jogador de futebol e suas ações dentro da equipe. Entre as capacidades físicas que predominam em uma partida de futebol destaca-se a aeróbia. O presente trabalho tem como objetivo explicitar o desenvolvimento da capacidade aeróbia, através da mensuração do VO2 Máx. e do limiar anaeróbio, em uma equipe composta por 12 adolescentes, com média de idade de 16 anos, que estudam em um colégio da cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, que tem como mantenedora uma metalúrgica do segmento de materiais não ferrosos neste mesmo município. Para a mensuração das variáveis foram