Comunicador Popular
Si no "llegaban", no era sólo por sus carencias técnicas, sino por su poco interés periodístico yhumano; porque únicamente planteaban problemas y cuestiones organizativas, pero no recogían la vida del barrio, la presencia de vecinos concretos. Aquellos periódicos estaban hechos y pensados DESDE la Asociación, DESDE los dirigentes; no DESDE los vecinos.
As dificuldades, como a falta de apoio financeiro do governo, precariedades nos equipamentos para a transmissão, pois os equipamentos com o passar dos anos tornam-se obsoletos, a restrição do governo na liberação do sinal para a transmissão de rádios ou TVs comunitárias, entre outras. O comunicador popular tem um trabalho diferenciado, pois aborda em suas pautas os interesses nas melhorias da comunidade, buscando avanços na educação, saúde, segurança pública. Não existe restrição no conteúdo, pois não possuem patrocinadores, só apoios culturais. Tem um contato bem próximo a população reproduzindo o que lhe interessa, fazendo o povo se sentir representado por aquele canal.
Diz se da Comunicação Popular,
“La verdadeira comunicación no comienza hablando, sino escuchando. La principal condición del buen comunicador es saber escuchar.” (KAPLÚN. 1985, p. 119)
Infelizmente, esses comunicadores por vários motivos, acabam perdendo sua real identidade e