Vitral
Vitral
Vitral O vitral (da língua francesa "vitrail") é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. É um dos elementos arquitectónicos característicos do estilo gótico.
Definição Vitral é um desenho elaborado com pedaços pequenos de vidro ou algum outro material semelhante (plástico acrílico). Uma das características mais importantes dos vitrais é a variedade de cores.
Os vitrais podem ser encontrados em grande parte das igrejas católicas. Retratam cenas religiosas, principalmente, passagens da Bíblia Sagrada.
Durante a Idade Média, os europeus se destacaram na elaboração de vitrais feitos de pedaços de vidro. Porém, foi durante o Império Bizantino que os vitrais ganharam em beleza e cores. As igrejas bizantinas eram repletas de lindos vitrais.
Atualmente este tipo de arte ainda é muito valorizada, principalmente pelos artesãos que a utilizam para dar beleza às suas obras de arte. História O vitral originou-se no Oriente por volta do século X.
Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do Sol que por eles penetravam, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas. Adicionalmente, serviam como recurso didáctico para a instrução do catolicismo a uma população inculta e analfabeta Técnicas As técnicas utilizadas para a produção de vitrais são:
• Tradicional - empregada até aos nossos dias, emprega peças de chumbo em formato de "U" ou de "H" como suporte para os diversos vidros que constituem o painel. A cor nas peças de vidro era originalmente obtida