Vitrais
Origem do Vitrais
No meio da Idade Média, os europeus foram destacado , pelas suas elaborações de vitrais feitos pelos pedaços de vidro. Mas porém, aconteceu que durante o Império Bizantino que os vitrais ganharam em beleza e cores. As igrejas bizantinas eram repletas de lindos vitrais.
Ate pode parece fácil mas nos todos sabemos que a elaboração de vitrais , e muito difícil e estas são algumas técnicas que eles usam para fazer os vitrais:
Tradicional - empregada até aos nossos dias, emprega peças de chumbo em formato de "U" ou de "H" como suporte para os diversos vidros que constituem o painel.
Tiffany - criada por Louis Comfort Tiffany no início do século XX, também é referida como vidro e fita de cobre. As peças de vidro, envolvidas pela fita de cobre, são estanhadas soldadas entre si. A coloração é obtida como na técnica tradicional.
Fusing - consiste em fundir vários vidros num só
Overlay - técnica contemporânea, que emprega um vidro-base (por exemplo, de tipo martelado, duplo, laminado, temperado ou outros), que recebe uma camada ("layer") que contem as pistas em relevo e as áreas coloridas.
Termoformado - consiste em dar volume a um vidro plano, utilizando um molde que dá forma ao vidro após este ser fundido a alta temperatura.
Técnica de Grisalha e Esmaltes - Usada em conjunto com a técnica "tradicional". A grisalha é uma "tinta" artesanal usada para pintar pormenores (caras, mãos, sombras) pequenos demais para serem recortados em chumbo.
Pintura - produz um falso vitral. O vidro substitui a tela como suporte e são empregadas tintas translúcidas. De baixo custo e execução relativamente simples, apresenta baixa longevidade.