Relatório de restauração de vitrais
Detalhamento da Restauração dos Vitrais FAPERJ
Remoção dos vitrais:
Primeiramente é feito uma indicação alfabética e numérica em cada placa do vitral com ele ainda na ferragem, logo após é realizada um mapeamento fotográfico do vitral inteiro e de placa por placa.
Fotos com esquema de mapeamento.
Foto sem mapeamento.
Foto com mapeamento do vitral.
Bordas: representada na letra “A” e centro letras “B”, “C” e “D”.
Levantamento fotográfico:
Cada placa da composição do vitral é fotografada após a marcação.
Remoção do vitral:
As placas do vitral são removidas com o máximo de cuidado para que não haja nenhuma quebra ou trinca dos vidros. As mesmas são retiradas com uma faca de vitralista e um martelo removendo a massa de vidraceiro que a fixa à ferragem. Assim que cada placa de vitral vai sendo retirada a mesma é colocada cuidadosamente em caixotes de madeira em medidas apropriadas de cada peça para que durante seu translado até o atelier não sofram nenhuma avaria.
Embalagem cuidadosa das peças para o transporte (em caixas apropriadas).
Caixotes em madeira feitos em medidas específica correspondente a cada peça da composição do vitral.
Transporte das peças até o atelier (ida e volta).
Após a retirada as caixas são colocadas no carro da empresa e transportadas pelo responsável do restauro ( Fabio Gama da Cunha – Restaurador )
Localização do Atelier :
Rua Moura Rolim , n 7 , Anchieta , Rio de janeiro CEP 21630-260
Limpeza e pintura da ferragem, com aplicação do primer anticorrosivo;
O processo de limpeza da ferragem, que se dá logo após a retirada das placas de vitral, consiste na remoção do excesso de massa endurecida que fica na ferragem. Sua remoção é essencial para que na hora da instalação não impeça o encaixe perfeito da placa de vitral ou até mesmo quebre ou trinque um vidro. A etapa da pintura da ferragem é realizada a uns (05) cinco dias antes da instalação das placas do