Auditoria contábil (questões corrigidas)
1-) Controle interno:
R: É o processo que envolve todos os departamentos do administrativo da empresa para que a informação seja confiável com base nas normas.
2-) quando o controle interno é eficaz?
R: Quando possibilita que a tarefas sejam realizadas.
3-) Quando o controle interno é eficiente?
R: Quando possibilita que as tarefas a serem realizadas sejam feitas com rapidez e praticidade. A informação tem que vir segura.
4-) Porque o auditor analisa o controle interno da empresa na fase do planejamento de auditoria?
R: O auditor precisa ter segurança na informação, por isso, acompanha o controle interno no planejamento para se certificar se não há deficiência e que a informação virá segura para ele.
5-) Quando o auditor identificar as deficiências no controle interno, como deve proceder?
R: O auditor deve comunicar aos responsáveis pela empresa as deficiências do controle interno durante seu trabalho o que no seu julgamento mereça atenção da adm.
6-) Quais são os cinco componentes do CI?
R: Ambiente de controle, processo de avaliação de risco da entidade, sistema de informação, atividade de controle e monitoramento de controle.
7-) O que o auditor deve avaliar para obter entendimento sobre o ambiente de controle?
R: Deve avaliar se a administração ou os responsáveis pela governança criaram o controle interno obedecendo as normas, cultura de honestidade, ética, etc.
8-) O que significa riscos assumidos pela adm?
Quando o auditor aponta algum procedimento inconsistente no sistema e a Adm. Assume e não muda esse procedimento, mas a auditoria tem por obrigação apontar.
9-) O que é monitoramento dos controles internos?
É o processo de avaliar se o sistema está correspondendo conforme o esperado, se o sistema é eficiente e se as informações estão corretas.
Planejamento de auditoria
1-) O que é planejamento da auditoria?
R: É a estratégia global para o desenvolvimento do plano de auditoria.
2-) O que é risco de distorção