Estudo de Caso sobre Auditoria Contábil.
MBA EM FINANÇAS E CONTROLADORIA
Estudo de Caso: Orion Embalagens Ltda
Salvador 2014
Estudo de Caso: Orion Embalagens Ltda
Estudo de caso apresentado como requisito parcial para conclusão da disciplina Auditoria Contábil.
Profº. Franklin Silva
Salvador
2014
Introdução
Sendo a auditoria uma revisão sistemática das demonstrações financeiras, dos registros, transações e operações de uma empresa, realizada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e aumentar a confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.
Através da auditoria a organização pode entender as deficiências no sistema de controle interno e financeiro e promover a melhorias dos mesmos.
O formato da auditoria vai diferir dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.
Segundo Attie (2006), a auditoria é o exame científico e sistemático dos livros, contas, comprovantes e de outros registros financeiros de uma companhia. Tal ação tem o propósito de determinar a integridade do sistema de controle interno contábil, das demonstrações financeiras, como o resultado das operações, assessorando a empresa no aprimoramento dos controles internos contábeis.
De acordo com Crepaldi (2007), a auditoria interna é uma atividade de avaliação objetiva e de consultoria, voltada a agregar valor e a melhorar as operações das organizações; auxilia a empresa a alcançar seus objetivos, através de um acompanhamento sistemático e com adequados enfoques, para avaliação e melhoria da eficácia dos controles, do gerenciamento de riscos, do desempenho dos processos e de governança corporativa.
Geralmente as auditorias são classificadas em três grupos:
1. Auditoria financeira;
2. Auditoria de cumprimento e
3. Auditoria operacional.
O estudo de caso a seguir é sobre a fraude na Orion Embalagens Ltda, propriedade das