tecnicas de motivação
1. Introdução
Pretende-se analisar a importância da Auditoria Contábil para a credibilidade das empresas.
Visto que a Auditoria é uma tecnologia das Ciências Contábeis, - a Auditoria que se especifica em vários tipos como: auditoria contábil, auditoria de gestão, auditoria operacional, auditoria especial, auditoria de programas, auditoria operacional, auditoria de sistema, dentre outras. Neste sentido, é comumente tratada sob duas grandes lentes: a Auditoria Interna e a Auditoria Externa ou Independente. Especificamente, não foi encontrada vasta literatura sobre a Auditoria Contábil, essa subdivisão da Auditoria, assunto aqui mencionado.
Portanto, dada a rejeição de alguns indivíduos sobre a ação da auditoria, a questão a ser abordada é a seguinte: se houvesse mais literatura ou informação por parte das entidades e órgãos competentes sobre a importância da Auditoria Contábil será que os colaboradores, ou seja, os clientes internos das organizações, não a receberiam como uma aliada e não como um agente fiscalizador e punitivo?
Para tanto, a hipótese inicial foi que as instituições podem através de seus meios internos de comunicação ou de reuniões periódicas, divulgar e orientar, de forma simples e objetiva, a importância e a necessidade da auditoria contábil, principalmente nos casos em que são obrigadas pela legislação pertinente. Destacar os resultados positivos que se obtém através desta valiosa ferramenta de trabalho da Contabilidade na orientação técnica ao combate a fraude e erros, contribuindo assim para a transparência e confiabilidade das demonstrações contábeis. E que Isto valorizará ainda mais a entidade auditada fazendo prevalecer cada vez mais o Princípio Contábil da Continuidade, afinal uma entidade que atua de forma ética tem como retorno, dentre outros, vida longa e lucrativa no mundo dos negócios.
Assim sendo, a metodologia utilizada baseou-se quanto aos fins em pesquisa