Um estudo comparativo de técnicas de desenvolvimento e motivação de funcionários
Resumo1. O que é que o autor fez.
2. Como o fez (se for relevante).
3. Os principais resultados (numericamente, se for caso disso).
4. A importância e alcance dos resultados. Observando na atualidade a necessidade de motivar e preservar os colaboradores no estressante e competitivo mercado de trabalho, viemos por meio deste artigo demonstrar as diferenças e efetividade de variadas técnicas motivacionais quando aplicadas ao meio administrativo. Mostraremos também que motivação não se deve apenas a ganho financeiro, mas pelo reconhecimento ao colaborador com gestos simples e práticos por sua boa conduta.Para qualquer organização funcionários motivados são grande fonte de diferenciação, que cliente não se fideliza com um bom atendimento ou deixa de consumir onde foi mal ou mecanicamente atendido. Quanto não é perdido com a saída de um bom funcionário já treinado e conhecedor da rotina de trabalho da empresa. Motivar é necessário, se engana e esta fadada ao fracasso no mercado qualquer empresa que acredite que não. Com essa visão elaboramos este artigo para demostrar que para motivar não é necessário grandes custos e sim mostrar ao colaborador o seu valor profissional e ético dentro da organização. Palavras chaves: motivação.Recompensa. Organização.Estímulo. Gestão pessoal.
É necessário ao se falar de técnicasmotivacionais se levantar o que é motivação e no que se baseia estas técnicas. Para Dwight Eisenhower (presidente dos EUA de 1953 a 1961) “Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer”. Motivar é fazer com que os colaboradores sintam vontade e desejo de realizar com afinco tarefase que elas se tornem prazerosas e pouco estressantes.
A teoria motivacional mais difundida é A pirâmide de necessidades de Maslow. Abraham Maslowacreditava as necessidades se apresentavam nos indivíduos de forma hierárquica e que a