Auditoria e Perícia Contábil
Corrupção! Auditoria e Ética seriam a solução?
Atividade Interdisciplinar referente às disciplinas de Auditoria Empresarial; Perícia Contábil; Controladoria e Gestão Estratégica; Plano Executivo de Controladoria, apresentada ao UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 43 - 2013.
Maringá
2013
O estudo de caso “A conta do cartel em Brasília” é um exemplo prático da utilidade das disciplinas cursadas no módulo 43, principalmente auditoria. No estudo de caso proposto, são citados casos de fraudes e “diversão” com o dinheiro público onde, só foi possível detectar e comprovar isso por meio de auditoria. Se haverá punição para os autores deste delito, já é outra história. No entanto, a auditoria foi o primeiro passo para uma tentativa de coibir a corrupção em órgãos públicos.
Entende-se por auditoria contábil o processo através do qual são examinados a escrituração contábil, seus registros, documentos e relatórios, com o intuito de averiguar se refletem a real situação do patrimônio da entidade e sua evolução.
De forma mais ampla, segundo Lampeao (online, 2009):
Auditoria é em um exame cuidadoso, sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.
A auditoria é classificada por vários critérios, a saber: de acordo com processo de questionamento, com a forma de intervenção, com o tempo demandado, com a natureza do controle e com o limite de execução. Sendo a mais importante classificação definida pela forma de intervenção, que é dividia em auditoria interna e externa. A auditoria interna é exercida por profissionais vinculados à empresa de forma permanente e empregatícia; e tem por finalidade auxiliar os gestores por meio