Contabilidade
OBJETIVO
INTRODUÇÃO
CONCEITO
A contabilidade é uma ciência que estuda, planeja, controla, interpreta e acompanha o patrimônio das entidades, mediante os registros dos seus fatos contábeis, sistematizando quantitativamente e qualitativamente as informações aos seus gestores, para confiadamente serem tomadas decisões precisas, podendo serem transmitidas a qualquer tempo aos seus usuários internos como externos.
Segundo Hilário Franco (1990), “Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.”
Segundo a CVM – Comissão de Valores Mobiliários, através da deliberação 29/86,
“Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinada a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.”
Segundo Fayol (1994, p. 25) A Contabilidade deve revelar, a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa.
OBJETO
Para melhor conceituar o que é o objeto da contabilidade, mais precisamente a palavra
“objeto”, é de suma importância verificar o que dispõe alguns dicionários, como Aurélio, Priberam e Houaiss.
Aurélio:
s.m.
1. Tudo o que é exterior ao espírito.
2. Coisa.
3. Assunto, matéria, causa, motivo.
4. Fim, escopo.
Priberam:
s. m
.
1. Tudo o que é exterior ao espírito.
2. Coisa.
3. Assunto, matéria, causa, motivo.
4. Fim, escopo.
Houaiss:
1. Coisa mental ou física para qual converge o pensamento, um sentimento ou uma ação.
2. Móvel de um ato; agente, motivo,causa.
3. Assunto sobre o qual versa