Estagio supervisionado em auditoria
1. Introdução 4 2. Fundamentação Teórica 5 3. Caracterização da Empresa 7 3.1. Descrição legal: 7 3.2. Origem e evolução histórica: 7 3.3. Estrutura Organizacional: 9 3.4. Estrutura da área de auditoria Contábil: 13 3.5. Planejamento estratégico (missão, visão e objetivos futuros): 15 4. Área de Realização do Estágio e Atividades Desenvolvidas 18 5. Análise Comparativa da Teoria Versus a Prática 20 6. Referências: 21
Introdução
O conteúdo deste relatório advém do esforço de superação dos entraves ao trabalho de auditoria externa numa empresa de expressividade no segmento como é o caso da Ernst Young Auditores Independentes.
Contudo, pode-se dizer que o propósito de obtenção das informações relevantes à apresentação da empresa, bem como, os elementos indispensáveis à comprovação de que os objetivos pedagógicos fixados pelo curso de Ciências Contábeis foram alcançados.
A realização do estágio no setor contábil teve como principal característica transformar informações teóricas em conhecimentos práticos.
Fundamentação Teórica
Segundo Iudícibus (2009), “É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios.”
Segundo Marion (1998), “O objeto da contabilidade é o patrimônio. A finalidade da contabilidade é a de controlar o patrimônio com o objetivo de fornecer informações sobre a sua composição e suas variações.”
Segundo Schmidt (2002), “Contabilidade é uma ciência com metodologia especialmente concebida para cumprir as funções de registro, controle e interpretação dos fenômenos que afetam as circunstâncias patrimoniais, financeiras e econômicas das pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem finalidade lucrativa, independentemente Fo porte da instituição.”
“Contabilidade é a ciência