Vitaminas
UNIDADE: CAMPINA GRANDE
Erika Carla Silva de Lima
Curso: Fisioterapia
Matricula: 04012858
Trabalho: Vitaminas
Disciplina: Bioquímica
Professora: Cinthia Maria
Vitaminas
Vitaminas são compostos orgânicos de natureza e composição variada. Embora sejam necessárias em pequenas quantidades, são essenciais para o metabolismo dos organismos vivos.
Sua importância bioquímica reside no fato de que muitas vitaminas originam as coenzimas de muitas enzimas. Outras delas são precursores de hormônios.
As necessidades vitamínicas variam de espécie para espécie, com a idade e com a atividade. Os vegetais, fungos e microorganismos são capazes de sintetizá-las; já os animais, salvo algumas exceções, não possuem essa capacidade, motivo pelo qual devem obtê-las a partir dos alimentos da dieta. Em alguns casos, os animais obtêm algumas vitaminas através de suas paredes intestinais, cuja flora bacteriana simbionte as produzem.
Algumas vitaminas são ingeridas na forma de provitaminas (precursores), devendo ser ingeridas na alimentação, no caso de animais superiores.
As vitaminas são substâncias lábeis, alterando-se facilmente por mudanças de temperatura, pH e também por armazenamento prolongado.
Classificam – se em:
Lipossolúveis: As lipossolúveis são as vitaminas A, D, E e K. Elas recebem esse nome por serem solúveis em gordura. A gordura auxilia na absorção e transporte das vitaminas pelo corpo. Apesar de não conterem calorias, elas devem ser fornecidas diariamente nas refeições, pois têm funções muito importantes.
Hidrossolúveis: são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim, excretada pelo organismo através da urina.
As vitaminas hidrossolúveis