epicurismo
Equipe: Coliseu
Epicurismo Orientador: Prof. Rudinei
Filosofia
Março/2014
Introdução:
Neste trabalho de pesquisa sera abordado o tema “Epicurismo” que foi uma linha de pensamento filosófico criado pelo filosofo Epicuro de Samos (341 – 271 a.C.) que muito se assemelha com outra linha de pensamento filosófico o “Hedonismo”.
Epicuro:
Epicuro nasceu, de pais atenienses, na ilha de Samos, em 342 ou 341 a. C., e morreu em Atenas, em 271 ou 270 a. C. Para o historiador Diógenes Laércio, em cuja obra se encontram as principais informações disponíveis sobre Epicuro, a filosofia despertou-lhe o interesse precocemente, em plena adolescência.
Ainda jovem, Epicuro se transferiu de Samos para Teos, onde estudou com um discípulo de Demócrito. A mudança para Atenas ocorreu em 323 a. C. Nessa época é que ele deve ter ouvido os ensinamentos de Xenócrates, sucessor de Platão na Academia. Em seguida, viajou provavelmente durante anos, tendo ensinado em Mitilene e Lâmpsaco. Voltou a Atenas só em 306 a. C., quando comprou o seu famoso "jardim". Ali viveu com os amigos e criou a escola que dirigiu até seus últimos dias.
Epicurismo:
Duas linhas de pensamento Filosófico do período helênico questionaram a busca do homem pela felicidade. Onde encontramos a felicidade, no prazer ou na virtude?
De acordo com o Hedonismo, o sentido da vida esta em encontrar a felicidade no prazer. O homem busca incansavelmente satisfazer as suas vontades, que normalmente, estão ligadas aos desejos, físicos ou materiais. Ao termos um objetivo temos a sensação de euforia, alegria, entusiasmo, isso nos proporciona prazer. Sendo assim, ficamos felizes quando conseguimos concretizar nossos objetivos. Assim a felicidade está no prazer de conquistar desejos e realizar sonhos.
Já o Epicurismo discorda, dizendo que a felicidade está em se tornar um homem virtuoso, com culturas elevadas e