psicologia da saude
Psicologia da saúde é um subcampo da psicologia que aplica princípios e pesquisas psicológicas para melhoria, tratamento e prevenção de doenças. Tema fundamenta da psicologia da saúde: fatores que interagem para determinar a saúde. Suas áreas de interesse incluem condições sociais (como disponibilidade de serviços de saúde), fatores biológicos (como a longevidade da família e as vulnerabilidades hereditárias como certas doenças) e até mesmo traços de personalidade (como o otimismo), com a tentativa de buscar o bem-estar global. É um campo relativamente novo que irá desempenhar um papel fundamental para enfrentar os desafios para a saúde do mundo para os próximos séculos. A psicologia da saúde, que tem por objetivo a promoção e manutenção da saúde e à prevenção da doença, resulta da integração das contribuições específicas de diversas áreas do conhecimento psicológico (psicologia clínica, psicologia comunitária, social, psicobiologia) que tinham por objetivo a promoção de saúde e a prevenção em todos seus níveis.
Matarazzo (1980, 1982) apresentou uma definição desse novo ramo da psicologia, na qual fica evidenciada a necessidade de ampliar a compreensão dos aspectos psicológicos implicados na prevenção, na gênese e no tratamento das doenças. A Psicologia da saúde é entendida enquanto campo agregador dos conhecimentos educacionais, científicos e profissionais da Psicologia voltados à promoção, manutenção, prevenção e tratamento do fenômeno saúde-doença num contexto de contínua reflexão acerca das questões econômicas e politicas a ele relacionadas.
Johnston e Kennedy (1998) definem a Psicologia da saúde como o estudo dos processos psicológicos e comportamentais na saúde, enfermidade e cuidados com a saúde. A saúde pode ser definida a partir de duas correntes de personalidade, que a Psicologia da saúde vem para mudar o padrão do modelo biomédico de atenção à saúde para o modelo biopsicossocial. O modelo Biomédico, que tem sido