Visão sacralizada e meio ambiente
Engenharia Ambiental
Cultura, Sociedade e Meio Ambiente.
Escolha dois lugares de continentes diferentes, que possuam visão sacralizada da natureza. Apresente um problema ambiental dos lugares escolhidos e fale sobre este, e relate o seu posicionamento como engenheiro ambiental com relação a esses problemas.
Comunidade: Tribo indígena Krahô
Localização: Continente Americano A tribo indígena krahô que tem entre suas tarefas cotidianas, a caça, o plantio e o riso. Este povo considera a alegria um elemento-base de sua sociedade e designa entre seus líderes um sacerdote do riso: o hotxuá. Três crenças são primordiais na cultura krahô: a harmonia da Natureza, a força das plantas e a celebração à vida. Consideram que Natureza se divide entre o partido do sol (wakmiyé) e o partido do úmido (katamiyé) e as duas forças são complementares. Acreditam que as plantas foram presente de Caxekwyj, uma estrela que veio do céu e trouxe as sementes. Depois a estrela se transformou em moça e ensinou o povo a plantar e comer os frutos da terra. Um dia, um índio chegou à roça e as plantas estavam dançando e elas o ensinaram a festejar. Como cada planta possui uma qualidade especial exaltam o espírito de cada uma delas. À batata associam a fertilidade e a mudança das estações. Aos hotxuá consideram nascidos das abóboras e delas eles repetem o gestual. A flor da abóbora ondulando ao vento, a ramagem que se espalha pela terra, o fruto que cresce e se expande. E, assim como as plantas na roça ensinaram um krahô, o hotxuá diverte a tribo e todos festejam a alegria de viver.
Apesar de toda alegria, a tribo krahô também sofre. Eles temem o cultivo desmedido da soja que promove o desmatamento das áreas no entorno do cerrado onde fica a reserva indígena no estado do Tocantins, norte do Brasil. Lamentam o uso de agrotóxicos que envenenam os animais, a terra e as águas.
Resolução: Uma das medidas a serem tomadas é cobrar a fiscalização do