Pratica V
O presente artigo teve como propósito desenvolver um estudo de caso sobre um paciente acompanhado na experiência de estágio básico, realizada no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto de Messejana (HSMM), como proposta da disciplina de Prática Integrativa V do curso de graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), que visa o estudo detalhado de um paciente institucionalizado em um hospital mental utilizando a técnica de anamnese, sob a orientação da professora Deborah Lobo e da monitora Roberta.
Através deste estudo buscamos uma melhor construção do conhecimento acerca dos processos psicológicos relacionados à saúde e à doença, bem como o funcionamento e o tratamento disponibilizado aos pacientes do Hospital visitado.
O HSMPFP localiza-se na cidade de Fortaleza/Ceará, no bairro da Messejana atendendo pessoas com transtornos mentais, dependentes de álcool e outras drogas. Compõe a estrutura organizacional da Secretaria de Saúde do Estado e é um hospital-escola de referência para o atendimento psiquiátrico no Ceará. O hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar. Além disso, promove atividades de ensino e de pesquisa na área de saúde mental, com a finalidade de contribuir para a reabilitação biopsicossocial e reinserção dos pacientes com transtornos mentais no contexto sócio familiar. A instituição funciona com financiamento 100% (cem por cento) SUS e possui dois hospitais-dia com 60 leitos, ambulatórios de residência médica, um núcleo de atenção à infância e à adolescência (NAIA), uma unidade de desintoxicação para álcool e outras drogas e quatro unidades de internação, sendo duas femininas e duas masculinas. O hospital colabora com a formação de novos profissionais na área de saúde mental e caracteriza-se por ser uma instituição total, atende pacientes de Fortaleza e também dos interiores.
No artigo abordaremos a história de vida do paciente, dando importância a todos os relados coletados nas