Cultura, Sociedade e Meio Ambiente
Devemos tratar os problemas ambientais a partir do conceito de sustentabilidade para propor soluções e resolver os problemas. O aproveitamento dos recursos naturais é importante e deve ser feito para atender às demandas atuais e preservar para as gerações futuras. Precisa-se buscar a sensibilização das pessoas no que diz respeito a compreender a relação entre a natureza e os seres vivos visando mudanças de atitudes e valores que nos mobiliza a ser responsáveis em relação ao tudo. Temos que cuidar do meio ambiente e ajudar as pessoas entender que não se pode colocar fogo na floresta, jogar lixo no chão e descuidar da natureza, pois isso só nos prejudica a vivermos num mundo melhor.
2. Explique as diferenças entre as visões de natureza e em que medida elas podem influenciar na tomada de decisão técnica num projeto ou numa gestão ambiental...
Visão sacralizada da natureza – ajuda-nos a entender que devemos adorar e não compreendê-la e é importante na gestão ambiental por que precisamos mais do que compreender para colaborar com a natureza. Eles tinham a necessidade de explicar racionalmente a natureza. Pesava muito a crença religiosa.
Visão semi-sacralizada da natureza – A invenção da agricultura e pecuária veio para vermos que é necessária a intervenção do homem nos dias de hoje. Ainda era muito importante o sagrado só que com menos adoração. Isso mostrar que começou a avançar os conhecimentos mais sem esquecer-se do passado.
Visão holístico-interrogativa dos físicos gregos – Nessa visão engloba todo o mundo em sua totalidade. Não cultuava a natureza isso nos mostrar que é muito mais do que a crença religiosa. Que num projeto temos que pensar no mundo como um todo.