“Visão global sobre a pesquisa.” Miracy Barbosa de Sousa Gustin e Maria Tereza Fonseca Dias.
Faculdade de Direito
Ficha de Leitura do texto: “Visão global sobre a pesquisa.” Miracy Barbosa de Sousa Gustin e Maria Tereza Fonseca Dias.
Renan Fabian Lisboa
Goiânia-2013
O texto apresenta uma visão sobre a pesquisa científica: aspectos metodológicos e seu desenvolvimento histórico; e sua progressão dentro da atuação jurídica do Direito, por muitas vezes identificada como extremamente formalista e direcionada ao estudo e aprendizado das leis.
Argumenta, portanto, para que haja uma produção científica com embasamento e abrangente da realidade deve haver uma coligação entre Ciência, consciência da realidade e racionalidade, pois, segundo as autoras, o conhecimento científico produzido pelas Universidades confrontar por muitas vezes com os fatos cotidianos que se caracterizam multidimensionais.
Sendo assim, observa-se que há uma complexidade das relações enquanto, em contraposição, no âmbito acadêmico, principalmente no Direito, há uma simplificação dos significados da pesquisa científica. O que muitas vezes fizeram parte do histórico científico do Direito pesquisas que utilizavam da repetição de termos e levantamento de opinião não como objetos de aprofundamento científico e sim como característica central das pesquisas.
Deste modo, o texto, aborda a origem da pesquisa científica como que a partir da construção indagativa, sendo assim, a produção científica no Direito originária de um fenômeno jurídico que seja compreendido em sua tridimensionalidade, ou seja, nas dimensões fática, axiológica e normativa.
Assim, o que antes no contexto cientifico jurídico partia de uma racionalidade dedutiva-demonstrativa, atualmente pede-se a exploração de uma racionalidade indutiva de observação para o mesmo, que se apoie, portanto, na multidisciplinariedade.
Faz-se necessário considerar sempre, no conhecimento científico a interdisciplinaridade que seja capaz de produzir de modo