Ensino superior no mundo contemporaneo
HIGHER EDUCATION IN THE MODERN WORLD: challenges and prospects.
Lusia Ribeiro Pereira1
RESUMO: O presente artigo visa discutir a educação na pós-modernidade com enfoque na crise das Instiuições e da necessidade de se compreender tais crises a partir de uma percepção histórica – social, dinâmica e mutável, desnaturalizando seus problemas e projetando uma possível solução para os mesmos através de uma ação educativa que recupere a autoridade do professor como sujeito social condutor de tal processo.
PALAVRAS CHAVES: educação, pós-modernidade; ensino, aprendizagem, aluno, professor.
ABSTRACT: This paper discusses education in postmodernity, focusing on Instiuições crisis and the need to understand such crises from a historical perception - and changing social, dynamics, denaturalizing their problems and projecting a possible solution to them through of an educational action to recover the authority of the teacher as a social subject driver of this process.
KEY WORDS: education, postmodernism, teaching, learning, student, teacher.
SUMÁRIO: 1 Instituição Escolar e Pós- modernidade. 2 Universidade: lugar do Ensino como Legado Democrático. 3
Ensino Superior: Meta e Perspectiva. 4 Ensino Superior: anúncio e denúncia. 5 Universidade: fator de mediação no processo de transformação social. 6 Uma nova prática pedagógica na Universidade. Referências Bibliográficas.
“A tarefa de incorporar a Universidade num projeto social e nacional impõe primeiro a criação e depois a difusão de um saber orientado para os interesses do maior número e para o homem universal. Não há contradição entre nacionalidades e universalidades, entre as busca do nacional popular e o encontro com o universal. Devemos estar sempre lembrados de que o internacional não é o universal. O trabalho universitário não é propriamente uma tarefa internacional, mas precipuamente nacional e universal, dependendo, desde a
concepção