ABORDAGENS ALTERNATIVAS PARA O ENS
Educação em todos os níveis. As informações antes provenientes dos meios de comunicação de massa, são substituídas na era digital pela convergência entre a diversidade desses meios, através das redes. A recepção das informações fica mais interativa, as linguagens ou códigos distintos se fundiram em linguagens multimidiáticas; criam-se comunidades com interesses específicos e a circulação da informação assume proporções extraordinárias, no mundo globalizado, virtual e sem fronteiras. (ZANCHETTA JR, 2009).
Nesse sentido, a busca de soluções, objetivando uma prática pedagógica em consonância com o cenário atual tem provocado constantes debates e os cursos de
1 UFFRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Rio de
Janeiro – RJ – Brasil. 23890-000 – nsuelim@hotmail.com
124
Licenciaturas que titulam os formadores de professores, têm sido desafiados. A liberação da palavra fica favorecida em rede, numa conexão, conversão, reconfiguração social, político mundial, representando os princípios fundamentais da cibercultura.
A reconfiguração, a liberação da palavra e da escrita no que se refere à apropriação e uso das tecnologias digitais pelas pessoas e pelos profissionais da educação, evoluem de acordo com a história, cultura e instituições de cada país. Nesse contexto, constata-se a expansão das perspectivas de comunicação, representadas pelos blogs, wikis, podcasting, softwares sociais, como Orkut, que possibilitam a troca de informações, de forma rápida, em tempo real. Nessa linha de raciocínio, emerge o princípio da conexão e conversão mundial, que fomentam a opinião pública a um só tempo local e global (LEMOS; LEVY, 2010).
É a emergência do ciberespaço, ambiente de extrema complexidade, que gera novos processos e produtos. É possível