direito
Capítulo 02
NOÇÕES GLOBAIS
SOBRE A PESQUISA
“Enfim, elaborar uma tese é como exercitar a memória. Temo-la boa quando velhos a exercitamos desde a meninice. E não importa se a exercitamos decorando os nomes dos jogadores dos times da Divisão Especial, os poemas de Carducci ou a série de imperadores romanos de Augusto a Rômulo Augusto. Por certo, se o caso for aprimorar a memória, é melhor aprender coisas que nos interessam ou nos sirvam: mas, por vezes, mesmo aprender coisas inúteis constitui um bom exercício”. ECO, Humberto.
Como se faz um tese. 15ª ed. – São Paulo: Editora Pespectiva,
1999, p. 5.
21
22
Metodologia da Pesquisa Jurídica
Noções Globais sobre a pesquisa
2.1 CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE PESQUISA
Collis e Hussey5 expõe que a pesquisa é um processo de perguntas e investigação, é sistemática e metódica, com o objetivo de aumentar o conhecimento humano.
Definir o conceito de pesquisa é uma tarefa muito difícil. Na maioria das vezes, qualquer resposta dada será vaga ou estará vinculada a uma área específica de conhecimento. Gustin e Dias trazem que a “(...) pesquisa científica, em nosso caso aplicada ao campo jurídico, de conhecimento, tem uma concepção bem mais complexa do que aquela que se lhe atribui”1.
Silvio Luiz de Oliveira ensina que “a pesquisa, tanto para efeito científico como profissional, envolve a abertura de horizontes e a apresentação de diretrizes fundamentais, que podem contribuir para o desenvolvimento do conhecimento”6.
Quanto aos objetivos de pesquisa, Collis e Hussey ensinam que podem ser apontados como
O mais corriqueiro, como ensina Gustin e Dias, é a de que
“concebe pesquisa como uma simples consulta de determinado tema em manuais didáticos, enciclopédias, jornais, revistas ou outros textos com maior ou menor aprofundamento do assunto”2. Outro conceito utilizado é de que a pesquisa é levantamentos simples de opiniões sobre determinado tema ou