Visão de mundo século XXI
Vivemos num mundo globalizado influenciado onde o contexto sócio-histórico e cultural da atualidade tem mudado a visão de mundo deste novo século tornando além de globalizado, também multicultural e informatizado. Com isto a pessoas se comunicam de maneira totalmente diferente de décadas atrás.
Os avanços tecnológicos,sociais e culturais têem causado impacto na vida das pessoas, especialmente na forma como elas percebem,constroem e interpretam o mundo e os fatos.
A visão de mundo fornece a possibilidade das pessoas aperfeiçoarem três atitudes que se configuram como ferramentas para fazer a leitura da realidade:
1) Ressignificar o passado,compreendendo e interpretando ocorrências com maior distanciamento emocional.
2) Entender o presente,retirando informações e conhecimentos de fontes variadas.
3) Projetar e predizer o futuro, em que as projeções futuras têm base em fatos passados como fonte de referências e experiências e;predizer consiste em estimar o que está por vir,lançando mão da subjetividade,ou seja,suas emoções,sentimentos,percepções que reunidas constroem a intuição.
Há duas modalidades complementares de visão de mundo que influenciam a maneira das pessoas interpretarem e compreenderem a realidade: há a visão linear e hierárquica e a visão sistêmica e holística de mundo.
Visão de mundo linear e hierárquica
Nestas duas visões se apresenta a interpretação e compreensão dos fatos são fragmentadas, ou seja; separada em partes, desarticulada uma das outras para o entendimento. Pelo fato desta visão de mundo ser fragmentada, o modo de pensamento é mecanicista,reducionista e atomístico,pois tem como origem o paradigma newtoniano-cartesiano da ciência do século XVII,XVIII e XIX fundamentado no pensamento do físico-matemático Isaac Newton e do filósofo e físico René Descartes. Este por sua vez,desenvolveu o pensamento analítico moderno,pautado na fragmentação de um fenômeno em partes, não levando