natacao
Saídas A Saída do nado crawl é executada do bloco de partida. Sua divisão para poder ser estudada nas seguintes fases:
Posição de partida
Impulsão
Trajetória aérea
Entrada na água
Fase Submersa
Início do nado
Posição de Partida
Posição de partida Tradicional - Pernas ligeiramente afastadas, pés paralelos com os dedos se agarrando a borda anterior do bloco de partida, joelhos semiflexionados, tronco inclinado para frente, braços direcionados para baixo com os dedos pressionando a borda do bloco.
Posição de atletismo – Mesma posição geral anterior, mas apenas um dos pés se encontra na borda do bloco, estando o outro posicionado com afastamento ântero-posterior, ou seja, um pouco atrás do primeiro.
Partida com circundação – para ser usado em revezamento, o corpo adota uma das posições anteriores é Permitida a circundução dos braços para aumentar a impulsão quando chega a hora da partida, no toque do nadador anterior na borda.
Impulsão
Os mais diferentes estudos foram realizados neste campo, chegando a conclusões as mais variadas. Mas algumas considerações podem ser tecidas sobre o tema.
Na partida da posição tradicional e na de posição de atletismo, ao tiro de partida, os braços são projetados.
Violentamente à frente para gerar inércia para cima quando o corpo deixar o bloco. As pernas executam forte movimento de impulsão do corpo para frente e para cima.
Na partida com circundução dos braços, o mesmo princípio é seguido, porém com a possibilidade de realizar o movimento de circundução para aumentar ainda mais a inércia, e com isso aumentado o impulso.
Trajetória aérea
Ao largar o nadador a plataforma de saída, sua cabeça ligeiramente mais elevada, coloca-se entre os braços, com o corpo em completa extensão. Ao antigir seu ponto mais alto, o nadador procura abaixar a cabeça para deslocar o centro de gravidade e elevar as pernas, a fim de que seu corpo entre na água quase obliquamente.
Entrada na