Historia
DIVISÃO DA ALEMANHA
Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi ocupada pelos vencedores, os aliados, mas que tinham diferenças ideológicas: um grupo era capitalista, democrático e acreditava na religião cristã; do outro, socialista, ateu e totalitário.
A Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) ficou sob o controle dos EUA, Inglaterra e França.
A Alemanha Oriental (República Democrática da Alemanha) ficou sob o domínio da União Soviética.
CRIAÇÃO DA ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU), sediada em Nova York, foi criada em junho de 1945, quando representantes de 51 países, inclusive do Brasil, assinaram a Carta das Nações Unidas, que entrou em vigor em 24 de outubro de 1945. Na carta, destaca-se entre seus objetivos o de promover “relações de amizade entre as nações, baseadas no respeito ao princípio da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos”. Assim, a ONU se tornou um fórum internacional contra o colonialismo, contribuindo para a disseminação das propostas defendidas pelo movimento de descolonização.
Guerra Fria
A Guerra Fria foi um conflito que não resultou em confronto armado, foi uma disputa ideológica entre Estados Unidos e União Soviética, que transcorreu a partir do fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e findou em 1991, com o fim da União Soviética. Esse conflito pode ser definido como uma guerra econômica, diplomática e tecnológica que tinha como objetivo a expansão das áreas de influências do capitalismo e do socialismo.
Alianças Militares
Em 1949, formou-se um aliança militar com as forças da Europa Ocidental, sob a liderança estadunidense, que ficou conhecida como Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Com a formação dessa aliança, os sucessivos governos dos Estados Unidos passaram a promover a instalação de armas nucleares na Europa Ocidental, que ficaram sob o controle das forças da Otan. Era uma preparação para um possível conflito militar com os soviéticos.