PERFIL DO ENGENHEIRO NO SÉCULO XXI
Nome dos Componentes da equipe:
PERFIL DO ENGENHEIRO NO SÉCULO XXI
Salvador - BA
2014
Nome dos Componentes da equipe:
PERFIL DO ENGENHEIRO NO SÉCULO XXI
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Jorge Amado - UniJorge, ao curso de Engenharia elétrica, como requisito parcial para obtenção de créditos.
Orientadora: Professora Elizabeth Couto
Salvador - BA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 04
2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................... 06
3. CONCLUSÕES..................................................................................................... 09
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... 10
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o perfil do engenheiro no século XXI, mas antes de adentrar no perfil, o termo engenheiro segundo o dicionário Aurélio (1975) é:
“Uma pessoa que adquiriu uma formação superior e se especializou na colocação em prática de certas aplicações da ciência. Os seus conhecimentos tornam-no apto a participar em investigações, a ocupar funções científicas ou técnicas ativas, com vista a criar, organizar, dirigirmos trabalhos que daí decorre e ter um papel na chefia ou na assessoria técnico-científica”.
Hoje no século XXI, precisam ser vistos como profissionais polivalentes aptos a contribuir para a solução de uma grande diversidade de problemas humanos, trabalhando em equipe e em temas interdisciplinares que envolvem a cooperação com outras categorias. Fleury (1996), disse que os perfis dos novos engenheiros seriam: Engenheiros Sistêmicos – Desenvolvimentistas. Que se concentra em gerar novos modelos administrativos, novos processos e capacitação tecnológica. Engenheiros Sistêmicos – Operacionais. Onde teriam sua atuação concentrada na gestão dos processos,