Viscosidade
RELATÓRIO AULA PRÁTICA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
“EXPERIMENTO DE VISCOSIDADE”
Carolina Dourado de Cerqueira Ivens Vinícius de Mattos
Mauricio Zago Rodrigo Godoy
Campo Mourão
2014
1. INTRODUÇÃO
A viscosidade dinâmica ou simplesmente viscosidade é o coeficiente de atrito interno entre as várias camadas de um fluído em movimento relativo. O movimento de um corpo em um meio viscoso é influenciado pela ação de uma força viscosa.
Viscosímetro de esfera (Stokes) é constituído de um tubo de vidro, cheio de um determinado líquido que desejamos estudar aviscosidade. Nesse tubo deixa-se cair uma esfera, medindo o tempo para ela percorrer uma distância conhecida dentro do tubo, obtendo assim a velocidade de queda da esfera.
A esfera durante a descida estará submetida às seguintes forças: a força de resistência aplicada pelo fluido ao movimento da esfera Fvisc, a força de empuxo E e a força peso da esfera P. Nesse tubo, marca-se uma altura pré-determinada e deixa se cair uma esfera, de diâmentro conhecido, no inteiror do fluido. Tendo a distância percorrida e o seu tempo de queda, pode-se calcular sua velocidade.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Viscosidade é a propriedade associada a resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura. O movimento de um corpo em um meio viscoso é influenciado pela ação de uma força viscosa Fv (força de arraste), proporcional à velocidade (v), e definida pela relação:
, conhecida como lei de Stokes.
No caso de esferas em baixas velocidades a Lei de Stokes é escrita da seguinte maneira:
Onde r é o raio da esfera, µ é a viscosidade dinâmica do fluido e Vt é a velocidade terminal. Obs.: A