estrategiapara criação e implantação de empresas
Uma empresa conquista liderança e poder de mercado na exata medida em que consegue ao mesmo tempo neutralizar a ação das forças ambientais sobre o seu negócio e transformar problemas em novas oportunidades de negócio. Mas, ela só terá forças agressivas para enfrentar a guerra ambiental, na qual a conquista do mercado é um dos principais desafios, se demonstrar capacidade de controlar o seu desempenho interno. Portanto, transformar uma administração eficiente de um negócio em uma administração eficaz e de sucesso com base em produtividade e lucratividade crescentes é o principal papel do controle de gestão.
De acordo com administração moderna há apenas uma definição válida para o propósito de um negócio: criar um cliente e o empreendimento de negócio tem somente duas funções básicas – marketing de inovação. Ao aceitar essa premissa como verdadeira, cabe ao mercadológico tornar a ação de marketing a mais objetiva possível procurando administrar a demanda de bens e serviços pela satisfação das necessidades dos clientes e acima de tudo controlando os resultados dos esforços de marketing. A lucratividade pode ser medida de algumas maneiras. Mas todos os métodos de aferição do lucro preocupam-se com as despesas, que são o grande inimigo do resultado positivo, ou seja a lucratividade do um negócio. O faturamento representado por vendas só encontra o caminho do lucro pelo atalho da dedução das despesas efetuadas para vender o produto ou o serviço analisado. A viabilidade de um novo negócio, considerando os recursos necessários , condicionantes existentes e perspectiva de mercado.a parte econômica e financeira centra atenção nos aspectos de receitas e custos. A viabilidade do projeto é definida pela taxa interna de retorno, tempo necessário para a amortização do investimento e o valor presente líquido do fluxo de caixa.
RESUMO
A distribuição de bens e serviços pressupõe de um lado a existência de custos e de outro a necessidade de eficácia em se