Criminologia do Direito
Beck desenvolve em seu livro a transição do período pré-industrial para o pós-industrial. Com a influência tecnológica possuímos diversos riscos imprevisíveis (desconhecidos), produto da Globalização. Para Beck, essa Globalização não possui solução. É irreversível. Ele apresenta 8 causas dessa irreversibilidade.
1- Ampliação geográfica de crescente interação do mercado internacional.
2- Revolução dos meios tecnológicos e de comunicação
3- A expansão por direitos humanos
4- Correntes icônicas da cultura global
5- Pobreza mundial
6- Distribuição ambiental mundial
7- Conflitos transnacionais localizados
8- Proliferação de agentes que se unem.
Segregar infratores das normas sociais ou integra-los num processo de inclusão
R: É mais excluir e encarcerar as pessoas do que incluí-las em um processo produtivos que lhe permita usufruir dos seus direitos.
Conceito de criminologia (É autônomo em relação ao Direito e ao processo penal) (Grupos de temas estritamente ligados )
- Com enfoque diferente das ciências jurídicas, a Criminologia estuda muito mais as causas do Crime e da criminalidade. O Direito Penal se preocupa com os princípios e regras, a política criminal refere-se a opção legislativa.
Portanto a Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, do infrator, da vítima, do controle social e do comportamento delitivo.
Objetos (4)
O Direito Penal trabalha detalhadamente, a Criminologia estuda o fenômeno social, o que leva o criminoso à pratica do crime.
Para a criminal, o delito é visto como um problema social e comunitário.
Subculturas delinquentes
Escola sociológica do crime: Ao contrário da positivista, esta escola busca outros fenômenos para explicar o porquê da pessoa ser criminosa e não estuda mais o indivíduo. Para essa, a pessoa aprende a ser criminosa.
O crime é algo natural do ser. Sempre existiu. Para Durkheim é algo positivo pois reforça os laços entre as pessoas quando ele se torna