doenças da videira
A cultura da videira teve seu início na Ásia Ocidental, entre a Armênia e a Pérsia, entre os Mares Negros e Cáspio (Gionannini, 1999). A viticultura no Brasil começou no ano de 1532, quando as primeiras mudas de videira foram plantadas, na Capitania de São Vicente, hoje São Paulo. As mudas „pioneiras‟ foram introduzidas no país pelo português Martin Afonso de Souza. As vinhas eram originárias de Espanha e Portugal e eram de origem europeia, Vitis Vinífera. A partir do século XIX videiras americanas rústicas começaram a ser trazidas para o Brasil. O cultivo da videira permaneceu como cultura doméstica até o final do século XIX. A partir do início do século XX começou a tornar-se uma atividade comercial, com o incentivo de imigrantes italianos estabelecidos no sul do país, a partir de 1875.
Em 1875 houve a colonização da Serra Gaúcha pelos italianos, foi o começo da viticultura no Rio Grande do Sul, quando a mesma começou a ter valor econômico para essa região. Hoje o Rio Grande do Sul é o maior produtor de uva do Brasil.
O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de uvas. No ano de 1999, sua produção foi de 475.486 toneladas, que correspondem a 54,7% do total colhido no País