mudar o mundo
Diante dos entraves, que hodiernamente é percebido na política de Assistência social, houve uma inquietação quanto à atuação do Assistente Social, no que concerne o fazer profissional diante dos desafios que são postos à profissão na política de Assistência. A partir da problemática o projeto de pesquisa visa compreender as possibilidades e os desafios da atuação do assistente social na política de assistência social. No qual o objetivo com essa pesquisa é identificar os desafios enfrentados pelos assistentes sociais no seu exercício profissional dentro da instituição. Bem como analisar como a precarização das políticas sociais e do trabalho vem rebatendo no cotidiano desses profissionais e mediante esses aspectos quais as possibilidades que esses profissionais encontram para realizarem seu exercício profissional.
Contudo para entendermos como são esses dilemas, serão discutidos sobre a trajetória histórica do Serviço Social, as transformações no mundo do trabalho, bem como o resgate acerca da assistência social, os desafios da atuação do assistente social no que tange à efetivação e garantia de direitos sociais na área da assistência social no município de Feira de Santana.
Onde será analisado a atuação do profissional de serviço social na assistência, considerando a precarização no mundo do trabalho na contemporaneidade e seus reflexos nesse espaço sócio ocupacional. A formação e o exercício profissional do assistente social se consolidam em meio a uma rede de situações e vertentes complexas que sustentam a sociedade contemporânea. Portanto, ao assistente social cabe o desafio de se qualificar, para que assim desenvolva uma atuação interventiva e investigativa adequada. Com a finalidade de responder a tais demandas a partir de uma perspectiva de totalidade, tendo assim, os subsídios para a compreensão da estrutura social, bem como a dinâmica e complexidade do movimento real dos usuários que recorrem à prestação dos