viscosidade
Viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido indica sua resistência ao escoamento, sendo o seu inverso a fluidez.
O conhecimento e o controle da viscosidade constituem uma das principais preocupações das indústrias de óleos, vernizes e tintas, por este motivo para controles são empregados diversos instrumentos de medida de grande precisão.
Esta propriedade é inerente a cada fluído e suas condições, por isto os materiais são divididos em duas categorias gerais, dependendo de suas características de fluxo: newtonianos e não newtonianos. O fluxo newtoniano caracteriza-se por viscosidade constante, independente da velocidade de cisalhamento aplicada, enquanto o não newtoniano por uma mudança na viscosidade com o aumento na velocidade de cisalhamento.
2- OBJETIVO GERAL
Determinar o coeficiente de viscosidade de líquidos empregando o viscosímetro de Ostwald.
3- MATERIAL e MÉTODO
3.1 – Material
Viscosímetro Ostwald
1 Cronômetro
1 Densímetro
Água destilada
Alcool benzílico
Pipeta
Tubo de borracha
3.2 – Procedimento
O viscosímetro de Oswald permite uma determinação simples do coeficiente de viscosidade a partir de uma substância padrão. Neste caso as medidas de viscosidade são feitas por comparação entre o tempo na vazão do fluído de viscosidade conhecida, geralmente água, e o de um fluído de viscosidade desconhecida.
Onde: η1: viscosidade conhecida/ η2: viscosidade desconhecida d1: densidade líquido conhecido/ d2: densidade líquido-problema t1: tempo de escoamento líquido de viscosidade conhecida/ t2: tempo de escoamento líquido-problema.
A precisão na operação com este viscosímetro depende do controle das variáveis: temperatura, tempo, alinhamento vertical e volume da substância estudada.
Ao chegarmos ao laboratório encontramos o viscosímetro com álcool benzílico, de modo que o liquido estava abaixo